Stop and Save

Criado com o objectivo de preservar a Natureza. Os seres que habitam o Mundo e os seus actos tem um papel importante nessa preservação...

segunda-feira, outubro 02, 2006

Auto-estradas


A privatização e a liberalização nos últimos anos têm trazido mais desvantagens do que vantagens aos portugueses. No caso das auto-estradas o preço que se paga não se justifica, acabando por prejudicar todo o desenvolvimento do país.
Ainda mais irritante é ir de Lisboa ao Porto e “metade” do trajecto estar em obras, tendo que circular a menos de 120 km/h e pagar na mesma os 15 euros.
Por exemplo em alguns países, as auto-estradas pertencem ao estado, e cada cidadão compra um selo anual, por volta de 50 euros e pode circular livremente pelas auto-estradas do país. Eu concordava pagarmos a utilização das “estradas rápidas” até se atingir o valor do seu custo, e depois passarem a ser gratuitas até novas obras.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isso do selo anual é uma excelente ideia. Tipo passe.
Acho bem a ideia das portagens, quem anda nas auto-estradas ou passa nas pontes é que deve pagar o investimento avultado que incorre desde a construção até à manutenção.
Agora, os preços praticados são exorbitantes para a pouca vantagem de as usar. E isso aumenta exponencialmente sempre que há obras na estrada.
Quanto à privatização, é mais uma maneira do estado poupar uns trocos à custa do povo. O que vale é que neste caso apenas alguns (os utentes) serãdirectamente o prejudicados e não toda a população (apesar de sermos todos prejudicados indirectamente).

1:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

POis e assim não existiam as empresas que exploram estes ditos "bens públicos"! E perdiam a oportunidade de roubar um pouco mais o zé povinho! O que interessa é que alguém beneficia sempre alguma coisa com as privatizações, nomeadamente, politicos com acções nessas mesmas empresas! É e sempre será um ciclo vicioso!

6:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home