Desemprego
O desemprego em Portugal, à semelhança da Europa é elevado. O governo dá aos jovens a possibilidade de entrar no mercado de trabalho através da realização de estágios profissionais. É uma boa oportunidade para se obter o 1º emprego, mas cada vez mais está a ser aproveitado pelas empresas para usar e deitar fora. A maioria das empresas admite jovens para um estágio profissional e depois não mostra interesse em manter o trabalhador e contrata novamente outro estagiário. Acho que a lei devia obrigar as empresas a ficarem com pelo menos metade dos jovens que recebem para estágio. Certamente iria diminuir o desemprego.
4 Comments:
Neste sector muita coisa está mal, os estagiários são substituidos por novos no termino do seu estágio para que as empresas possam continuar a embolsar ajudas que lhes são atribuidas muitas vezes indevidamente, os desempregados recusam ofertas de trabalho para poderem continuar a receber o fundo de desemprego e fazer uns trabalhitos não declarados, uns subsidios de perca sobre o que nunca chegou a fazer e etc... quem se lixa é sempre o mesmo, quem verdadeiramente precisa e lhe recusam ajuda.
O que falta neste pais é uma policia de fiscalização isenta, incorrompivel e que fiscalize ao promenor todas as situações como as atrás descritas... mas valores mais altos se levantam, e quando alguém põe a mão no fogo acaba sempre por se queimar.
Desemprego ou precariedade de trabalho, sempre a mesma história. Temos um bom código de trabalho, talvez o melhor de todas as democracias,falta aplicá-lo convenientemente.
se eu tivesse uma empresa, aproveitava o que o estado dá. Tinha os empregados todos a fazerem estágios profissionais.
O centro de emprego deveria acompanhar mais activamente o estágio profissional, e não permitir o aproveitamento dos esquemas de substituição de estagiário por estagiário. Apoio a medida descrita pelo "mais", e acho que poderia ajudar a acabar com esta pouca vergonha. Somos o país dos recibos verdes, ou seja, o pais da precariedade laboral.
O estado deveria cuidar mais das empresas cumpridoras da Lei.
Atentamente
Revoltado
Enviar um comentário
<< Home