Central Nuclear
Uma Central Nuclear gera energia eléctrica recorrendo a várias transformações de materiais radioactivos.
Estas instalações são construções muito complexas devido as diversas tecnologias industriais utilizadas, e devido ao elevado grau de segurança que é adoptado. Não sendo uma energia dispendiosa, os custos de segurança são elevados.
A energia nuclear produz uma grande quantidade de energia eléctrica, e origina poucos resíduos nucleares (embora sejam perigosos e devem ser isolados em depósitos durante muito tempo).
Por outro lado, os reactores das centrais nucleares não produzem gases tóxicos (CO2), que é a característica da combustão dos combustíveis fósseis, não contribuindo assim para o efeito de estufa. A energia nuclear representa 1/3 da energia produzida na EU, onde existem cerca de 150 unidades.
Poderia trazer vantagens para Portugal em termos de energia alternativa, embora seja mais a favor da eólica, solar, ondas (que não é aproveitada).
Tal com a polémica queima de resíduos esta central poderia localizar-se em regiões desertificadas com as existentes no Alentejo. O custo de transporte para estas regiões é elevado (a queima dos resíduos no estrangeiro também o é), a saúde dos Portugueses não era “prejudicada”, e o emprego nas zonas próximas iria aumentar.
2 Comments:
Pois bem, para quem não sabe, uma central nuclear, tal como as barragens e tudo o resto, têm um limite de vida útil. Mas enquanto que uma barragem em fim de vida (+-50 anos) pode ser restaurada ou retirada sem grandes preocupações já uma central nuclear não é bem assim. Com uma duração média de 30 anos no seu fim de vida deve ser desactivada mas o seu núcleo nunca poderá ser desmantelado e deve ser isolado, resultado ficamos com um mono que se irá enterrar debaixo da terra.
Pode até não produzir CO2 mas produz coisas piores que como disse têm que ser bem isolados e isso até agora não foi possivel pois muitos recipientes têm sido encontrados e muito deteriorados.
Enquanto não existir solução para os residuos nunca será uma opção viável. No entanto, Franceses e Italianos já conseguem reverter o processo em laboratório e reutilizar os ditos residuos tornando-os inofensivos para o ambiente.
Por mim deve esperar-se um tempo.
O senhor Sócrates que leve essa treta pros lados dele!! Já não basta a tao falada co-insineração e agora também centrais nucleares..será mesmo necessária no nosso país? Ou será apenas mais um capricho do Sr. Sócrates? Quais os verdadeiros custos e perigos deste sistema de energia?
Embora não tendo uma opinião bem fomada sobre o assunto, afirmo já que não me agrada muito a ideia das centrais nucleares. não terá qualquer factor de risco num futuro próximo? valerá a pena o risco? Enfim...a ver vamos...
DMF.
Enviar um comentário
<< Home